
“Andando à beira do mar da Galiléia, Jesus viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Eles estavam lançando redes ao mar, pois eram pescadores.” Mateus 4:18
Veja que Jesus enxerga Pedro e André, antes deles verem Jesus. Precisamos saber que o chamado para o ministério, parte de Deus para nós, e nunca dos chamados para Deus. Não são os servos que se oferecem, por ver que Deus precisa da nossa ajuda. Um erro bem comum dentro da missão, são pessoas que enxergam certas dificuldades dentro das igrejas e pensam que Deus está precisando da sua ajuda e muitas vezes cometem equívocos de largar um emprego, parar estudos, se sacrificar para que a obra de Deus continue. Os planos de Deus nunca serão frustados, o Senhor não precisa de ninguém.
Olho para esse texto de Mateus e para todos os textos em que Jesus chama os discípulos, e literalmente Jesus que chama. O fato de enxergarmos necessidades, carências, algum campo missionário que está sem pessoas para cuidar, pode ser um indício do chamado, se incomoda você, ali pode estar teu propósito.
Um detalhe muito importante na chamada dos discípulos é a ocupação deles. Nenhum estava desocupado, sem fazer nada. O início do chamado parte de um incômodo, mas você vai estar ocupado com alguma outra atividade, seja na igreja ou fora dela. Esse incômodo vai apertar seu coração e você irá precisar procurar tempo, na sua rotina, se sacrificar de alguma forma, para poder atender aquilo que tocou seu coração. Quando estava noivo da minha esposa, há alguns anos, em todo aquele preparativo para o casamento, nesse tempo ainda era estudando do seminário, durante um dos cultos, os alunos foram convidados para fazer parte de uma equipe, que iria passar 1 mês na Escócia, fazendo missões. Eles estavam a meses tentando mobilizar uma equipe, e só tinham 2 pessoas para ir, e se não entrasse ninguém naquele dia, iriam cancelar a viagem. Meu coração pesou, eu falava inglês, conhecia a necessidade do campo, por ter morado na Inglaterra, mas tinha o noivado, estava com outro propósito em prioridade. Terminou o culto, falei com o responsável e coloquei meu nome. A viagem não precisou de mim para acontecer, Deus estava me chamando para fazer parte daquilo. Eu e minha esposa fomos para a viagem com a equipe, nossos planos de casamento não atrasou em nada, tudo funcionou perfeitamente, não foi sacrifício, foi obediência. O chamado de Deus para você não é para te ocupar, para dar trabalho aos que não fazem nada, mas para usar os disponíveis.
Parece contraditório falar que Deus chama os disponíveis, mas esses estão ocupados. Deus não quer pessoas com tempo disponível, mas com um coração disposto a obedecer. Muitos dos que estão com tempo livre, não tem nenhuma disposição no coração para servir a Deus.
O convite do Senhor vai chegar até você em em meio há uma agenda cheia de prioridades, onde terá que escolher entre a voz de Deus, ou suas prioridades. Pedro estava com o barco cheio de peixes, mas deixou por Jesus. Mateus estava cobrando seus impostos, super ocupado, mas ouviu o chamado, outros estavam caminhando com João Batista, mas abriram mão para seguir a Jesus. O chamado vem acompanhado de uma renuncia.
Um erro que comum entre os cristãos é essa preocupação se sou vocacionado. Claro que quando falamos de vocacionado, pensamos no pastor, no líder que dedica tempo integral ao ministério. Mas precisamos saber que todos os cristãos são vocacionados para o Reino de Deus. A diferença está em quais áreas e funções, mas todos são. Então saiba logo, você é vocacionado. Quantas vezes você teve que renunciar algo, por amor de Jesus. Talvez não fez por medo, dúvida, mas o Senhor já chamou você para algo, não sei qual resposta você deu, mas já ouve um chamado da parte Dele. Escute a voz do seu Deus, siga sua direção, e o glorifique com sua vida. Não espere ficar sem nada na agenda, para dar atenção a voz de Deus.
A renuncia feita pelo Senhor, não é por que Ele precisa de você, conta com sua ajuda, mas por que você precisa seguir a voz, Daquele que é o Senhor da sua história. Nós que precisamos servi-lo.
Vamos fazer a pergunta da maneira correta, sou vocacionado para que?
Mas para essa pergunta, nos vemos nos próximos episódios da série.
Você poder ler meu livro Dexpertus, e ter ajuda para responder essa pergunta.
https://lphsouza.com.br/loja/
Deus te abençoe!
