
É muito comum quando conversamos com estudantes sobre suas escolas, receber um retorno negativo. “É um ambiente dificil!”, “Muitas coisas erradas acontecem na escola!”, ” Muita rebeldia!”, “Ninguém quer saber de Deus!”. Quando é perguntado sobre a realização de alguma ação cristã, é visto como algo impossível de se fazer.
Percebo que o ambiente escolar tem seus desafios, como em qualquer outro lugar. Como vivo em um centro urbano, com toda a dinâmica da cidade, as escolas seguem o mesmo padrão. Muitas pessoas com objetivos diferentes, por mais que no ambiente escolar o propósito maior deveria ser o mesmo, professores transmitem conhecimento, alunos absorvem conhecimento, na realidade não funciona assim. Alunos vão para aprender, outros para bagunçar, outros para não apanhar dos pais, outros para brigar com os colegas, outros para usar drogas e a lista segue. Percebe que nas grandes cidades também são bem parecidos.
Então, como podemos evangelizar a escola sem medo? A reposta dessa pergunta, pode ajudar grande parte dos estudantes cristãos a ser mais comprometido em ser luz nas suas escolas. Falo isso por acreditar que o medo, seja o maior inimigo da evangelização nas escolas. Por mais que haja confrontos, pessoas que coloquem dificuldades quando decidimos falar de Jesus, sabemos o quanto as pessoas querem viver presas ao pecado, e por mais que o nosso desejo seja libertar essa pessoas por meio do sangue de Jesus, elas queiram ficar em seu pecado, o medo ainda assim é o maior inimigo.
Em toda a trajetória da igreja, houve dificuldades em ser discípulo de Cristo, contudo sempre que o medo foi vencido, a igreja cresceu. Nos períodos de maior ataque ao povo de Deus, foi o momento que mais cresceram por confiar em Deus, e vencer o medo. Precisamos em primeiro lugar saber que Deus cuida dos seus filhos. O Criador de tudo está atento a cada servo, e protegendo. O salmo 91 é um belíssimo texto, que fala o quão seguro é “habitar no esconderijo do Altíssimo…”. Deus vai cuidar de você, por mais que pessoas ou situações tentem impedir a chegada do Reino de Deus, não irão conseguir.
Segunda coisa muito importante é saber a importância de falar de Jesus para uma pessoa. Em Romanos 10, o apóstolo Paulo vai falar sobre a única maneira de uma pessoa ter fé em Jesus, sendo essa única maneira o ouvir a palavra de Deus. E como os seus colegas de sala, seus professores, o porteiro, a tia da merenda, todas essa pessoas tão amadas por você ouvirão a palavra de Deus, se você não falar para elas quem Jesus é?
Veja a importância da sua coragem. Se você conseguir vencer o medo, essa pessoas que todos os dias você vê na escola, elas conhecerão a Jesus e serão salvas, pelas palavras que sair da sua boca, o evangelho anunciado por você.
Além da importância e urgência em pregar a palavra, sem dúvida é uma grande demonstração de amor da sua parte, vencer o medo, encarar desafios, talvez ser chamado de careta, sem futuro, escravo de igreja, até sofrer alguma perseguição, mas saiba que a sua persistência e coragem, irá salvar vidas. Esse que causando medo, um dia serão gratos por sua coragem. Precisamos ter o mesmo sentimento que Cristo teve por nós, amar aqueles que não merecem amor, por que um dia, eu e você estávamos do mesmo lado que eles estão hoje, e mesmo assim, “Deus nos amou, quando ainda éramos pecadores” Romanos 5.8
Pense em tudo isso quando o medo tentar fazer você parar de evangelizar, siga adiante e glorifique a Deus com sua coragem e fé.
